Palavra do dia

"Eis que DEUS é meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida." (SALMO 54:4)


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ATIVIDADES QUE PREJUDICAM A COLUNA



Devido as funções do dia a dia como limpar a casa, carregar bolsas pesadas ou andar de salto alto, são atividades prejudiciais à saúde. De acordo com o quiropraxista australiano Jason Gilbert, autor do livro: “O Segredo da coluna saudável”, a prática dessas atividades pode levar a sua coluna à ruína.

“A coluna é o pilar de sustentação do corpo, graças a ela conseguimos nos movimentar, pois ela garante a flexibilidade necessária”, ressalta ele.

Confira algumas causas de dores nas costas e problemas de coluna.

Causas

Salto alto

Quando usado em excesso, a coluna poderá ser prejudicada. “Ao elevarmos os pés com os saltos, o corpo altera a postura normal para manter o equilíbrio”, afirma Gilbert. Segundo o especialista, as curvaturas da coluna se acentuam e simultaneamente ocorre o encurtamento dos músculos, dos tendões da perna e dos glúteos.

Dormir de bruços

“Isso causa o encurtamento crônico dos músculos (de um lado mais que do outro) e, claro, compromete a função normal do pescoço”, explica o quiropraxista. De acordo com Gilbert, a melhor postura para dormir é de barriga pra cima ou de lado.

Bolsa com excesso de peso

“A carga estar apoiada apenas em um ombro interfere na postura e nos movimentos superior e inferior do corpo. A pessoa tem de movimentar um ombro para compensar  o peso do outro lado, aumentando a imobilidade e forçando a coluna a se curvar”, diz o especialista. No caso de mochilas, elas devem estar apoiadas nos dois ombros e não devem pesar mais do que 10% do peso do corpo.

Atender celular

“Quando estamos em outra atividade, costumamos atendemos ao telefone e o colocamos apoiado no ombro com a cabeça inclinada, isso causa uma tensão no pescoço, é prejudicial”, explica.

Exercício físico

Segundo o quiropraxista, o fato de o exercício ser praticado incorretamente ou em excesso pode provocar disfunção vertebral e seus problemas consequentes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...