Palavra do dia

"Eis que DEUS é meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida." (SALMO 54:4)


sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

BENEFÍCIOS DE UMA DIETA VEGETARIANA

Engana-se quem imagina que, para ser um bom vegetariano, terá de restringir o cardápio, limitando-se ao consumo de frutas, verduras e legumes, em uma composição repetitiva de pratos que não oferecem sabor realçado. A realidade dos que optam por esse tipo de dieta, que prevê a ausência completa de carnes, é totalmente contrária. “A alimentação de um vegetariano, em geral, é até mais diversificada do que a de um não vegetariano — ou onívoro —, que, na maioria dos casos, adota como prato principal sempre uma carne Com um pouco de criatividade e boas receitas na mão, é possível preparar pratos que não deixam nada a dever aos mais tradicionais”, garante o médico nutrólogo Eric Slywitch, coordenador do departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira.

o vegetariano têm muito mais variedades alimentícias do que um não vegetariano

O que você ganha ao se tornar um vegetariano:

De acordo com dados da Associação Dietética Americana, os principais benefícios desse tipo de dieta são:

-Redução das mortes por infarto-Menor mortalidade por doenças cardíacas em geral-Baixos níveis de colesterol no sangue-Queda nos índices de pressão arterial-Diminuição do risco de apresentar diverticulite (inflamação que atinge principalmente o intestino grosso)-Menor probabilidade de apresentar diabetes-Redução da incidência da obesidade e das doenças associadas a ela-Risco menor de desenvolver câncer de próstata e de intestino grosso-Diminuição da chance de apresentar pedras nos rins.Os vegetarianos se dividem em grupos, de acordo com os alimentos que restringem em seu cardápio diário. ( veja aqui algumas dicas de como se tornar um vegetariano)

Veganos

Não aceitam qualquer alimento derivado de animais: carnes, ovos, leite e derivados, mel, etc. Fazem essa opção levando em consideração aspectos éticos.

Ovovegetarianos

A diferença, em relação ao grupo anterior, é o consumo de ovos, em detrimento dos produtos derivados do leite.

Ovolactovegetarianos

Não consomem nenhum tipo de carne. ovos, leite e derivados, bem como outros produtos de origem animal, como o mel, estão liberados.

Lactovegetarianos

Dispensam as carnes e os ovos. Aceitam a ingestão do leite e de seus derivados, bem como de outros alimentos de origem animal.


( Revista Viva Saúde / Edição 83)

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