Palavra do dia

"Eis que DEUS é meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida." (SALMO 54:4)


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CORREÇÃO, PAPA NÃO DISSE QUE ADÃO E EVA NÃO EXISTIRAM


                                                               
papa Francisco 
O “salvador” em questão é o papa Francisco, pelo menos para a revista The Philadelphia Trumpet, que estampará na capa da edição de março: “O Salvador? Os planos do papa Francisco para curar as economias quebradas do mundo.” Para quem estuda as profecias, não é novidade que o papa vai usar sua crescente influência para fazer propostas de salvamento do mundo e que envolverão, certamente, a defesa dos dogmas que o Vaticano tanto preza. Estou na expectativa para saber que planos são esses e que propostas haverá também na encíclica sobre o meio ambiente. Mas a outra “notícia” fez disparar meu “detector de boatos”. Andam circulando nas redes sociais (e já recebi alguns e-mails perguntando sobre esse conteúdo) informações de que o papa teria dito que a “igreja não mais acredita num inferno literal”, e que, “como a história de Adão e Eva, nós vemos o inferno como um artifício literário.” (A propósito, mesmo a capa da Trumpet me deixou desconfiado, pelo fato de ser de maio de 2014. Então enviei um e-mail para a redação da revista e recebi como resposta: "That is the cover for the upcoming March issue.")

capa da Revista Trumpet 


Outra declaração forte atribuída ao papa é esta: “A Bíblia é um livro sagrado bonito, mas como todas as grandes obras antigas, algumas passagens estão desatualizadas. Algumas passagens chamam mesmo para intolerância ou julgamento. É o tempo de ver esses versos como interpolações posteriores, contra a mensagem do amor e da verdade. [...] Com base em nossa nova compreensão, vamos começar a ordenar mulheres como cardeais, bispos e sacerdotes. No futuro, é minha esperança de que, um dia, um papa feminino não permita que qualquer porta que está aberta para um homem seja fechada para uma mulher.”

Embora seja sabido que os teólogos liberais católicos de fato interpretam os primeiros capítulos do Gênesis como alegoria, a mitologização do inferno já seria demais! Seria a negação da pretensa infalibilidade papal, uma vez que papas do passado afirmaram a existência do inferno, e o funcionamento da Inquisição dependeu em muito da manutenção do medo das pessoas de irem para o suposto lugar de tormentos. 

E o que dizer, então, da ordenação de mulheres para serem cardeais e até papas, no futuro?! 

De imediato fiquei desconfiado e fui pesquisar para saber se algum site de notícias sério havia veiculado algo semelhante. Nada. E é mais do que evidente que declarações bombásticas como essas atribuídas ao papa iriam repercutir no mundo inteiro, em diversos meios de comunicação, não apenas em blogs e sites “obscuros”.

No Brasil, houve sites (como o Paraíba.com.br) e blogs que repercutiram a “notícia” e apontam como fonte o site espanhol Mundo Historia (confira). Mas basta ler o site Media Ethics para descobrir a origem do boato fake.


NOTA: Pois bem, eu havia lido sobre este boato, mas também suspeitei por que não encontrei nada em outros sites sobre o assunto, então fiquei na dúvida, e por isso não vinculei a matéria aqui no blog, somente postei o link no "face" em tom de gozação (pois já imaginava ser uma matéria fake) para que, se alguém encontrasse algo semelhante comentasse sobre e lançasse mais luz. Mais ninguém comentou nada e por isso resolvi pesquisar mais e me deparei com esta matéria do Jornalista Michelson Borges, sempre contribuindo com a mídia e com o Interativo.NET também rsrsrs! [WO]
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...