Palavra do dia

"Eis que DEUS é meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida." (SALMO 54:4)


domingo, 6 de julho de 2014

ALGUMAS DICAS BÁSICAS QUE TE AJUDARÃO A PARAR DE FUMAR


[Veja alguns pequenos passos pra você que deseja parar de fumar, não os subestime, pois isso  ajuda e muito, digo isto por experiência própria]

1. PEÇA AJUDA
Nem sempre força de vontade é o suficiente para largar o fumo. Procure um médico. Ele pode indicar medicamentos e grupos de terapia cognitiva. Os remédios diminuem a ansiedade e o prazer causado pela nicotina. Já os grupos apresentam bons resultados em 90% dos casos, porque ensinam a reformular hábitos ligados ao tabagismo.


2. ENGANE O CORPO
Use produtos de reposição de nicotina, como chicletes e adesivos. Eles aliviam a abstinência e não causam dependência porque têm baixos níveis de nicotina. Mas não fume e os use ao mesmo tempo: pode fazer mal!


3. PENSE EM OUTRA COISA
Mude hábitos que reforçam o vício. Quando bater aquela vontade louca de dar umas baforadas, chupe uma bala, escove os dentes ou tome um banho gelado. A vontade de fumar não dura mais de 5 minutos.


4. FAÇA UMA LISTA
Não pare de fumar em um dia agitado. No dia D, faça algo divertido e relaxante. Escreva uma lista com todos os motivos que o levaram a parar de fumar e deixe-a à vista. Leia-a sempre que quiser um trago.


5. DEVAGAR SE VAI LONGE
Se você fuma 10 cigarros por dia, fume 9 no 2º dia, 8 no 3º etc. Se você começa a fumar às 9 h, tente começar cada dia uma hora mais tarde. Mas atenção: isso não deve levar mais que duas semanas.


6. AVISE A FAMÍLIA
Não esconda de amigos e familiares que você resolveu dizer adeus ao cigarro. Peça que não fumem perto de você ou dentro de casa. Livre-se de isqueiros e cinzeiros. Quer ainda mais dicas? Vá à pág. 72.

Fontes - Ciro Kirchenchtejn, coordenador do Centro de Tratamento de Tabagismo (HelpFumo); Sabrina Presman, coordenadora de Controle de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro; e Sílvia Cury Ismael, coordenadora do Comitê Antitabaco da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

(Revista Super Interessante) 

Veja aqui outras alternativas que te ajudarão a parar de fumar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...