Palavra do dia

"Eis que DEUS é meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida." (SALMO 54:4)


domingo, 17 de agosto de 2014

COM BASE EM (Mt 16:18), PEDRO É A PEDRA CUJO QUAL, A IGREJA FOI EDIFICADA?

"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt. 16:18)

Com base neste texto, alguns Cristãos afirmam que a Igreja Cristã foi edificada sobre o Apóstolo Pedro. Mas será realmente isto que Jesus queria dizer?

Para uma análise melhor, primeiro temos que saber quem foi Pedro.
“O nome original de Pedro derivou do hebraico Simeão, resultando Simão, no grego (Atos. 15: 14; II Pedro 1: 1)... nasceu em Betsaida (João 1:44), situada às margens do lago da Galiléia. Durante o ministério de Jesus, Pedro morava em Cafarnaum (Mar. 1: 21, 29).” – Lição da Escola Sabatina, nº 10, ano 96, pág. 3.
Pedro, em grego, quer dizer (petros), isto é: pedacinho de pedra. Era o sobrenome de Simão, filho de Jonas, irmão de André. Pescador profissional da Galiléia (Mat. 4: 18). Obstinação e covardia se mesclavam momentaneamente em seu caráter. Era impulsivo e sempre a primeira pessoa a falar. Foi o único que pediu a Cristo para andar sobre as águas. (Mat. 14. 28). Foi uma das colunas basilares da Igreja Apostólica. Figurava em primeiro lugar na relação feita pelos evangelistas (Mat. 10: 2-4. Mar. 3: 16-19. Luc. 6: 13-16). Mas o cantar do galo despertou sua fé e fez com que ele adotasse uma atitude nobre e exemplar de um verdadeiro cristão, atitude esta que o levou a morrer crusxificado por amor ao próprio cristo que ele mesmo anteriormente havia negado 3 vezes. Mas esta é uma outra história, vamos nos deter por enquanto somente no assunto de (Mt. 16:18).

Jesus ao em (Mt. 16:18) Utiliza de duas palavras diferentes a se referir a pedra. No grego a palavra Pedro (petros) quer dizer pedra, e (petra) quer dizer rocha. Infelizmente alguns tradutores traduziram as duas palavras petros e petra por pedra, e isto causou uma confusão fazendo com que alguns cristãos usasse este texto como base confiável para afirmar que Jesus edificou a igreja sobre Pedro. Quando o correto seria: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta ROCHA edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela"

  Esclarecido o erro de tradução, quem era a ROCHA que Jesus estava se referindo? O que os apóstolos entenderam quando Jesus mencionou que a igreja cristã seria edificada sobre a ROCHA?
A única Bíblia usada pelos Apóstolos e por Jesus na época era o Antigo Testamento, pois o Novo Testamento ainda não havia sido escrito. Com Base no Antigo Testamento, podemos afirmar sem sombra de dúvidas que a ROCHA era o próprio DEUS. Veja.

"Porque te esqueceste do Deus da tua salvação, e não te lembraste da rocha da tua fortaleza, portanto farás plantações formosas, e assentarás nelas sarmentos estranhos."(Is. 17:10)

" A TI clamarei, ó SENHOR, Rocha minha; não emudeças para comigo; não aconteça, calando-te tu para comigo, que eu fique semelhante aos que descem ao abismo."(Sl. 28:1)

"Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve.
Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me."(Sl. 31:2-3)

"Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?" (Sl. 42:9)

"Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado."(Sl. 62:2)

Levando em consideração que Deus é a rocha e Jesus é o próprio Deus, (isto você pode conferir em João 1:1-2-3 e 14 e para um estudo mais completo sobre o assunto, pode conferir também aqui) Jesus ao afirmar que a igreja seria edificada sobre a rocha, estava dizendo que ela seria edificada sobre Ele mesmo. Jesus é a pedra fundamental, não Pedro, pois não foi assim que os apóstolos entenderam, muito menos Pedro e a Bíblia explica isto muito bem, basta uma rápida análise nos textos que podemos ver nitidamente que a igreja cristã não foi edificada sobre Pedro, mas sim sobre Jesus. Acompanhe os textos abaixo.

"A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina." (Sl. 118:22)

A pedra angular determinava o esquema e o formato do edifício. Por ocasião da construção do Templo de Salomão, onde foram empregadas 183.300 pessoas durante 46 anos (João 2:20), trouxeram uma pedra enorme para ser empregada na fundação do prédio. Os construtores não acharam lugar para ela e não queriam usá-la. Exposta ao Sol, chuva, ar e tempestade, não apresentou sequer uma fenda. Os construtores submeteram-na à forte prova de pressão; como resistiu decidiram utili-za-la. Colocaram-na no lugar que lhe era designado e viram que se ajustava tão perfeitamente como uma luva. Posteriormente Deus revelou em visão a Isaías que esta Rocha era um símbolo de Cristo. A Escritura confirma:

"Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse." (Is. 28: 16)

"Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém." (Is. 8:14)

"Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos?" (Mt. 21:42)

"Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina." (At. 4:11)

"Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido." (Rm. 9:33)
(Os judeus achavam um escândalo o Messias morrer na cruz, já que O esperavam para sentar-Se no trono de Davi e dominar o mundo).

"Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;" (Ef. 2:20)

(Ef. 1:22)
"E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja
" Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo." (Ef. 5:23)
(Jesus é o cabeça da Igreja, não Pedro. Não existe qualquer outro ser humano que pode ser considerado cabeça da igreja, somente Cristo merece este título.)

O próprio Pedro confirma que a pedra é Cristo.
"E, chegando-vos para Ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa," (1 Ped. 2:4)

"E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados." (1 ped. 2:7-8)

O Apóstolo afirma categoricamente que Cristo é a pedra cujo qual, a igreja foi fundamentada e edificada.
"Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo."(1Cor. 3:11)

O próprio Cristo se indentificou como sendo a pedra.
"Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos.
E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó." (Mt. 21:43-44)


Concluímos, portanto, que a igreja apostólica entendeu de modo unânime que o próprio Jesus Cristo é a pedra fundamental sobre a qual a igreja está edificada, e todos os profetas e apóstolos, icluíndo Pedro, são a primeira camada de pedras vivas no edifício espiritual da igreja.
"Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina" (Ef. 2:20)

Esclarecido quem é a pedra, você deve está se perguntando: O que seria então as chaves mencionadas no verso seguinte em (Mt. 16:19)?

Se as chaves são usadas para abrir e fechar, a figura indica que as chaves do Reino dos Céus, servem para abrir e fechar o Reino dos Céus.
“O abrir e fechar é expresso no texto por ligar e desligar ou desatar.
“As chaves, que abrem e fecham a casa de Deus, ligam os homens à igreja, ou dela desligam, são os princípios do evangelho, as condições da salvação, aceitas ou rejeitadas pelos homens. Pedro abriu, com a chave da Palavra de Deus, as portas do Reino dos Céus a três mil pessoas que se converteram (Atos 2: 14-47). Este privilégio não foi apenas concedido a Pedro, mas a todos os discípulos. São Mateus 18: 18.” – Estudos de Passagens com Problemas de Interpretação, págs. 150-151, grifos meus.
Se você faz parte da Comissão de sua igreja, então está inserido neste contexto. Também você, em assembléia, após a leitura da ATA, ao dar o seu voto para receber um batizando ou excluir um membro da igreja, está exercendo esta orientação de Jesus.

(Com Informações do Pastor Lourenço Gonzales e seu livro Assim Diz O Senhor, e lição da Escola Sabatina)

NOTA: Sobre o livro Assim Diz O senhor.
 MUITO RECOMENDADO!
Mais de 100 temas doutrinários.
Quer saber tudo sobre dons espirituais?
Batismo do Espírito Santo? 
Línguas celestiais, dos anjos e estranhas?
A mortalidade da alma? 
Sábado ou domingo?
Rico e Lázaro? 
Tudo sobre Gálatas?
Que é a morte? 
E muito mais, numa linguagem simples, coloquial e clara.
Deste livro o Pr. Bullón disse: 
"Um livro polêmico que chega à sua 8º edição sem ter na retaguarda poderosa maquinaria publicitária e empresarial, tem que ser bom.?
Ele é o Manual do Obreiro Voluntário, porém, usado largamente pelos Ministros de Deus. Tem se tornado um emérito ganhador de almas.

Veja mais em Dicas de leitura








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...